Introdução
Desde aparelhos rudimentares como o
ábaco aos computadores pessoais, o uso da tecnologia sempre esteve
presente na educação como forma de auxílio no processo tanto de
aprendizagem quanto de ensino. Essas tecnologias estão
possibilitando não só novas formas de ensino através de novos
recursos, como também processos de aprendizagem diferente dos
tradicionais. A inserção da tecnologia na educação apresenta um
evolução tão grandiosa que chegou ao ponto da importância da
figura física do professor ser colocada em questionamento.
Tecnologia no método de ensino
O processo de ensino sofre constante
mutação e sempre busca novas soluções para tornar essa prática
mais fácil, interativa e até mesmo divertida para as pessoas.
Muitas formas surgiram ao longo dos tempos, desde o giz e o
quadro-negro, passando por livros, cursos por correspondências,
rádio-aula, tele-aula, aulas através de midias(videocassete,
dvd's), projetores, entre outras. Muitos desses métodos procuram
contudo, também atender as várias necessidades do aluno, como falta
de tempo, local apropriado, facilidade de obtenção desses meios.
Esses recursos foram bastante utilizados até o fim do século
passado, porém com a popularização dos computadores a metodologia
de ensino, principalmente nas escolas, teve uma grande mudança, pois
eles auxiliam os professores a ministrar suas matérias de forma mais
dinâmica e divertida e os alunos passaram a possuir novos meios de
interação com a matéria. Até mesmo a necessidade atual de dominar
essa tecnologia levou muitas escolas a colocar como obrigatória,
aulas de informática. Outra invenção de bastante impacto no
processo de ensino foi a internet, que passou a integrar os diversos
meios de comunicação fazendo com que as informações antes obtidas
de diversas fontes possam agora serem encontradas em um único lugar
de fácil acesso. Isso ajudou no processo de 'disseminação' do
ensino, pois qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode obter o
conhecimento sem necessitar do tradicional modelo de ensino formal,
através de instituições físicas como escolas e universidades.
Porém a tarefa de agregar ensino com tecnologia ainda encontra
muitas barreiras, como a adequação do conteúdo, familiarização
do professor, disponibilidade e facilidade do aluno entrar em contato
com a tecnologia existente. Essa inserção em muitos casos, não é
bem vista pelo principal responsável pelo processo de ensino, o
professor. Nem tanto pela falta de familiaridade com a tecnologia
envolvida, mas pelo fato da potencialidade e os beneficios gerados
por ela ainda não estarem bastante claros. Algumas vezes a barreira
se encontra também no preconceito, já que a figura do professor não
será mais a única detentora do conhecimento.
Tecnologia na aprendizagem
Existem diversas teorias sobre a
forma de aprendizagem, as pricipais são:
- behaviorismo: afirma ser o aprendizado uma troca de estímulos(provenientes do meio) e respostas(comportamento apresentado)[1]. O conhecimento pode ser adquirido não voluntariamente(condicionamento respondente), como um reflexo das mudanças dos estímulos do meio, ou voluntariamente(condicionamento operante) exigindo uma maior atividade humana. Essa teoria foi proposta por John B. Watson no inicio do século XX.
- epistemologia genetica: o aprendizado é uma combinação de estruturas inerentes da pessoa e uma interação dela com o objeto de estudo[2]. Essa teoria foi proposta pelo suiço Jean Piaget em meados do século XX.
Essas
teorias têm um tom mais psicológico e neurológico, porém existem
teorias mais relacionadas com o lado pedagógico do aprendizado, como
no caso do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, afirmando
que o indivíduo aprenderia o objeto de estudo através de uma
continua troca de questionamentos e respostas com a realidade,
trilhando o seu próprio caminho e rumo de aprendizado, pois o
processo de aprendizagem não trata-se apenas de uma repetição, mas
também de um processo de construção e reconstrução fazendo
possível, dessa forma, constatar as mudanças propostas[3].
Essa teoria levou a constatação de que cada pessoa aprende de forma
diferente e da maneira que mais a agrada. Apesar de ainda válidas,
essas teorias vêm se adaptando aos moldes da sociedade atual. Existe
uma trabalho atual realizado pelo norte americano Salman Khan
denominada Khan Academy, um site onde ele posta vários videos sobre
os mais variados assuntos dando assim a possibilidade da pessoa
escolher não só o assunto a ser estudado, como a hora e lugar mais
apropriados para o seu aprendizado, que se assemelha bastante com a
idéia proposta por Paulo Freire. A inovação proposta por Khan não
foi só a disponibilização de vídeos tutoriais, pois essa ideia já
existia, mas a junção dos vídeos com exercícios propostos que
utilizam um técnica chamada gamification. Essa técnica busca
trazer elementos de games como uma forma de estímulo e para uma
melhor compreensão do assunto a ser aprendido. No caso da Khan
Academy, ela funciona propondo desafios ao aluno, chamados módulos,
e a medida que os assuntos são dominados, são fornecidas
recompensas e sugeridos novos desafios com um nível maior de
dificuldade. O avanço nesses desafios refletem a velocidade de
aprendizado assim como o estado de maturação em que o aluno se
encontra. Os resultados obtidos nesses desafios são colocados como
dados gráficos para a visualização não só do aluno mas também
do professor ou até mesmo os pais do aluno. Essa metodologia
proposta pela Khan Academy não se limitou apenas a internet e está
atualmente sendo realizada como teste em uma escola em Los Altos, São
Francisco. Técnicas como o gamification são cada vez mais
estudadas por psicólogos como alternativas viáveis no processo de
aprendizagem.
Fonte:
Wikipédia
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